pra memória futura





step by step
1. por as cabeças de peixe (safio de preferência) em sal durante algumas horas
2. cozer o peixe em água abundante, temperada com sal (atenção que o peixe já tem algum), folhas de louro, um dente de alho, alguns bagos de pimenta.
3. logo que possível, separar a carne (pode-se dizer a carne do peixe?)das espinhas e reservar. Colocar as espinhas mais grossas e cartilagens novamente na água e deixar ferver por mais algum tempo para extrair o mais possível.
4. em azeite, refogar cebola, um dente de alho picado. quando a cebola estiver translucida juntar bastante tomate. deixar apurar.
5. juntar lentamente a água onde cozeu o peixe, depois de coada, mas ainda bem quente.(lentamente no início i.e. 2 colheres de servir sopa, e deixar reduzir, repetir 2 ou 3 vezes e finalmente juntar toda a água)
6. juntar miolo de ameijoa, temperar com piri-piri, e deixar reduzir para cerca de 1/3 do volume.acertar o sal.juntar colorau para avivar a cor.
7. juntar a carne ( ???) do peixe grosseiramente desfiada e deixar levantar fervura
8. servir sobre pão torrado. arranjar um bom pão de trigo e torrar, resistindo à tentação de usar tostinhas ou qualquer outra alternativa pre-fabricadas
9. já no prato, polvilhar com coentros picados. algumas pessoas do "nuorte" talvez prefiram salsa.
10. bom apetite

Sem comentários: