Sendim


Hoje fui a Sendim - Miranda do Douro. Quando se sai do IP4 e se entra em pleno Trás-os-Montes a paisagem é deslumbrante. A paisagem Transmontana é, de longe e sem qualquer espécie de dúvida, a mais grandiosa de todo o país. Chegado cedo a Sendim, e com a perspectiva de almoçar tarde, resolvi aconchegar o estômago com segundo pequeno almoço: sanduiche de fiambre e galão.
Para os mais distraídos, Sendim está em pleno planalto Mirandês, terra de grande tradição na cultura cerealífera e com equivalentes tradições no fabrico de pão - do melhor que há. É difícil de acreditar, mas a sanduiche que encomendei apareceu num pão de tipo bijou como se diz no Porto, ou papo-seco como se diz em Lisboa, descongelado à pressa num micro-ondas(às 9 e meia da manhã, em Sendim). Quem gostar de pão compreende o desgosto que é comer pão descongelado num micro-ondas. O mais parecido que conheço é o esferovite. Ainda por cima na terra do melhor pão que há.
Quem pensa que o boom turístico já anunciado vai ser um sucesso, que pense duas vezes.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda gostava de saber onde comeste o dito pão? Como em todo o lado há bons e maus serviços. Basta ter o cuidado de ser selectivo e ir a boas casas. Visita de novo Sendim e vai ao restaurante Gabriela. E depois faz-me um favor, publicas algo sobre as tuas melhores refeições... Já agora visita Sendim durante o Festival Intercéltico. Recomendo também uma visita aos vinhos Meseta. Aquecem a alma. Cumprimentos de um Sendinês.

Vicente disse...

Caro "Sendinês",
Conheço a Gabriela há muitos anos, e muitas estórias da Gabriela. Não me intrepete mal. Eu não quiz dizer mal de Sendim, pelo contrário, acho que o planalto é das zonas mais bonitas do país. De longe. Por várias razões entre as quais a baixa pressão demográfica, que contribui para que não apareçam casas de gosto duvidoso espalhadas por todo o lado, como aconteçe um pouco por todo a país "mais povoado". Acho portanto que há aí um enorme potencial em vários domínios, também no turístico. E há também bons exemplos como o Festival Intercéltico e o recente congresso sobre a Gaita Mirandesa. Como digo noutro post citando o Pde Fontes "o valor de uma região está na sua especificidade".
Se me dessem pão foleiro em Lisboa ou em Londres, ou ... eu achava normal. Agora na Terra do Pão, desculpe lá, uma pessoa fica um bocadinho chocada.
Obrigado pela visita.

Anónimo disse...

Para a próxima compre uma "fogaça".
Normalmente não têm anúncios nas lojas, por isso talvez seja melhor perguntar às pessoas, mas compra-se pão por aproximadamente 2 euros. É pão típico feito em fornos de pedra, não de forma industrial e pesa aproximadamente um quilo. Diria que dão uns "carrolos" bons. Tal como lhe disse há sítios bons e sítios maus...
Agora o melhor pão, muitos Sendineses dirão que são os que a sua mãe faz. Existe o costume das famílias fazerem um pouco de tudo para consumo próprio, azeite, vinho, batatas, enchidos, pão...etc (para mim é uma má politica, uma visão a curto prazo das pessoas mas isso dava mais discussão).
Mas encontrará produtos de qualidade à venda, basta procurar.
Sinceramente aqui não é bem a terra do pão, mas que o há bom, há. Por exemplo talvez se diga que o local das alheiras é Mirandela, mas em Sendim decerto as encontrará MUITO melhores(também à venda).

Anónimo disse...

Já chego un pouco tarde... Já estamos em Janeiro mas também sou sendinesa e apesar de não saber quem são os dois sendineses que já se manifestaram confirmo no entanto tudo o que eles disseram. Há sempre sítios em qualquer parte em que a qualidade dos produtos que são servidos ou vendidos deixa por vezes a desejar mas sinceramente posso garantir que se como mesmo bem em Sendim. Tem que lá ir outra vez.
Boa visita e bom proveito

Anónimo disse...

amigos
é de facto encantador
a paisagem do planalto mirandes
para quem na beira baixa é o dia da noite

gente e costumes diferentes que nos transportam para um viver livre que vivam os sendinemses (certo) que vossa cultura dura e vos protega.
a.garrido
abril 2008